
É muito comum vermos comentários, reportagens e em algumas conversas cotidianas pessoas falando sobre o abuso de autoridade. Este abuso pode ser cometido por exemplo por um policial que utiliza o seu cargo para receber algo em troca, porém estamos vendo em nossos dias situações que demonstram que pode haver também o abuso da falta de autoridade do Estado.
Está se tornando cada vez mais comum ver criminosos agindo de forma totalmente despreocupada, talvez por saberem que não haverá nenhum contragolpe das forças competentes para as façanhas que cometem. Um exemplo disso: mandar fechar todo o comércio de um bairro conhecido de nossa cidade, ordenando inclusive o fechamento de duas instituições de ensino superior, fazendo com que os alunos deixassem as salas às pressas com medo de que algo pudesse acontecer com eles. Mais um exemplo: homens armados em um carro, fecham um ônibus em plena Avenida Brasil, em horário de grande movimento em direção ao centro da cidade e ateiam fogo no ônibus, o que causou um engarrafamento de mais de duas horas em toda a extensão da via.
Frente a essa realidade de total banalização do poder público somente nos resta uma pergunta a ser feita. Até quando viveremos nesse estado, em uma cidade totalmente vulnerável ao ataque de criminosos que têm conhecimento de sua impunidade? Essa resposta somente o tempo nos trará.


